pédepoesia

PÉ DE POESIA

Afim de provar que a poesia pode florescer e frutificar em diferentes espaços, o projeto “Pé de Poesia” realizado por Renan Inquérito a partir da Parada Poética com integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Itu (SP) rendeu a publicação independente e cartoneira do livro “Pé de Poesia”, com textos feitos pelos próprios alunos durante as oficinas,  que aconteceram à sombra de uma árvore no quintal da instituição.

A vivência como professor nas salas de aula e a experiência única no hip-hop e nas ruas dão a Renan Inquérito a base necessária para lidar com os jovens reeducandos que frequentam o Creas. Durante os encontros, são discutindo temas como violência, desigualdade social, mídia, drogas, cultura, preconceito, política e educação a partir de músicas e da literatura marginal/periférica, apresentada aos jovens por meio de intervenções artísticas, que tiram os debates do lugar comum e os levam para a esfera artística.

A troca de vivências também é estimulada durante os encontros e oficinas, sendo impressas na produção de cada um dos participantes, que são incentivados a escrever sobre os próprios sentimentos, pensamentos e ações a partir dos temas abordados. A liberdade de expressão e a licença poética também são prioridades nos eventos.