renan_umbrinde

“UM BRINDE”

“Enquanto você assiste a esse vídeo, 14 pessoas morrem, no mundo, vítimas de problemas ligados ao álcool”.Esta é uma das muitas estatísticas que aparecem no videoclipe “Um Brinde”, lançado em 2011 e exibido simultaneamente em mais de 200 pontos do Brasil e cinco do exterior (Cuba, Guiné Bissau, Inglaterra, Portugal e EUA). Com direção de Vras77, o videoclipe usou como locação a Usina Furlan, em Santa Bárbara D´Oeste (SP), o pátio da Emdec, em Campinas (SP) e cenas reais de um acidente com vítima, provocado por consumo excessivo de álcool. Por causa disso, foi usado, espontaneamente, em campanhas ligadas ao combate e ao alcoolismo em todo o país.

“[O “Um Brinde”] tem a cara do Inquérito. É contundente e desafiador. Um soco na cara da mesmice, do medo de falar de assuntos polêmicos, afinal, todo mundo fala mal da polícia, dos políticos, das drogas, mas poucos assumiram uma postura declarada contra as bebidas alcoólicas, até porque a maioria bebe. O álcool é a primeira peça do efeito dominó que atinge as periferias do Brasil e é o desencadeador de problemas familiares, violência, uso de drogas e acidentes”

Desde que foi lançado, o “Um Brinde” pontuou debates sobre a indústria do álcool, o consumo excessivo, entre outras coisas e com ele, Renan Inquérito percorreu escolas, universidades, grupos de Alcoólicos Anônimos e chegou à Câmara dos Deputados de Brasília (DF), durante a Comissão Especial sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de Bebida Alcoólica.

Entre 2011 e 2012, o Inquérito realizou também exibições do clipe e conversas com jovens e adultos durante a Semana da Juventude, em cidades como Canoas (RS) e Americana (SP). Esteve também na Assembleia Legislativa de Porto Alegre (RS) para um debate sobre o tema. O grupo também esteve presente em várias cidades e estados, fazendo exibições e palestras sobre a campanha, passando pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Sudeste e Norte do Brasil.

O material audiovisual também foi exibido no Festival de Cinema da Cufa, no Rio de Janeiro (RJ) e foi finalista do concurso internacional Caixa de Clips, exibido em todos os países da América Latina a partir da TAL TV. A música “Um Brinde” também foi usada também num curta metragem produzido por estudantes de uma escola estadual de Ilhéus, na Bahia. O filme 2 lados da Moeda 2: sem país das maravilhas foi, inclusive, premiado pela trilha sonora no Festival Baiano de Cinema. As fotografias do clipe, feitas por Marcio Salata, foram premiadas no 2º Prêmio Top Etanol.