Projetos

Polaroide Poética

polaroide_site

Imagine poder reescrever frases de grandes poetas como e ainda levar para casa uma foto da ação?! Essa é a proposta do “Polaroide Poética”, que revela de forma instantânea a poesia e a fotografia contidas no dia a dia.

DE MANO PRA MANOel

manoel

Mais do que celebrar os autores vivos, a Parada Poética quer manter a poesia viva e pulsante, por isso homenageia o poeta Manoel de Barros. Nesse descaminho da palavra, Renan Inquérito convida para escutar o silêncio.

#PinosPoéticos

pinos

Para estimular o ‘vício’ na leitura, Renan Inquérito criou os #PinosPoéticos. Com poemas autorais, ele chama a atenção para a própria literatura, distribuindo-os gratuitamente por onde passa, resignificando os objetos.

Ópera Rap Global

óperap

O espetáculo ‘Ópera Rap Global’, com roteiro de Renan Inquérito, adaptado do livro “Ópera Rap” do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos mescla o popular e o erudito com orquestra, Djs, MCs, dançarinos e poesia.

Inquérito na Fundação Casa

fundaçãocasa

Com Ritmo, Amor e Poesia (Rap), Renan Inquérito leva arte aos adolescentes da Fundação Casa do Estado de São Paulo (SP) desde 2011, afim de resgatar a cidadania, apresentar a arte e voltar o olhar para aqueles que muitas vezes ficam esquecidos.

Cada Canto Um Rap, Cada Rap um Canto

cadacanto

“Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto” é um documentário que se propõe a redescobrir o Brasil por meio do rap, cantado em diferentes regiões do país, por meio das particularidades e diferentes características que este tipo de música assume em cada região brasileira.

PÉ DE POESIA

pédepoesia

Afim de provar que a poesia pode florescer e frutificar em diferentes espaços, o projeto “Pé de Poesia” realizado com integrantes do Creas de Itu (SP) rendeu confecção e publicação independente de um livro com textos feitos pelos próprios alunos durante as oficinas.

“UM BRINDE”

renan_umbrinde

Videoclipe lançado em 2011 e exibido simultaneamente em mais de 200 pontos do Brasil e cinco do exterior (Cuba, Guiné Bissau, Inglaterra, Portugal e EUA), tornou-se um projeto de palestras e bate-papos, sendo convidado a compor a CPI do Alcoolismo em Brasília (DF). Teve as fotografias premiadas no TOP ETANOL.

UM LIVRINHO, UM VIOLÃO

livrinhoviolão

“Um livrinho, um violão” para lembrar da poesia que virou canção é mais um desdobramento da Parada Poética, onde, em formato de sarau luau poesias desconhecidas que se tornaram músicas famosas são apresentadas ao público, ganhando um novo olhar sobre várias canções de diferentes ritmos brasileiros.

POESIA NAS ESCOLAS

projeto

Para apresentar a poesia às crianças, adolescentes e jovens e estimulá-las ao interesse literário, Renan Inquérito se vale da experiência como professor e MC para tocar o Poesia nas Escolas. Em um ano o Poesia nas Escolas passou por mais de 40 estabelecimentos de ensino e atingiu pelo menos 10 mil pessoas.